O aquecimento infravermelho é seguro?
Os raios infravermelhos são seguros para as pessoas?
O aquecimento por infravermelho longo é 100% seguro e natural para o nosso corpo e para o nosso bem-estar, visto que o corpo humano foi concebido para receber e emitir infravermelho. A sensação de calor do infravermelho é particularmente confortável. É a radiação UV que é prejudicial, não o infravermelho, portanto, não há motivo para preocupação.
A água em nossa pele responde bem a esse comprimento de onda específico de calor, e é por isso que também é chamado de “Faixa Vital” do calor. É por isso que os aquecedores infravermelhos são tão confortáveis. Os raios infravermelhos longos são o mesmo calor que você sentiria em uma praia arenosa ou em rochas aquecidas pelo sol.
Pessoas que sentem um aquecedor infravermelho pela primeira vez dizem que é como passar por uma janela através da qual o sol brilha.
O infravermelho é prejudicial?
A Comissão Internacional para Proteção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP) realizou inúmeras investigações sobre os efeitos na saúde de diferentes tipos de infravermelho e é o recurso ao qual órgãos nacionais como o Executivo de Saúde e Segurança do Reino Unido se referem ao definir condições de trabalho seguras. A ICNIRP conclui que, para fontes artificiais conhecidas de infravermelho distante, a “contribuição da região espectral IR-C de 3 a 1000 µ normalmente não representa nenhuma preocupação prática do ponto de vista de risco à saúde”.
Aquecedores infravermelhos emitem ultravioleta? Há algum risco à saúde?
Embora frequentemente comparados ao “calor do sol”, os painéis de infravermelho distante não emitem ultravioleta. O ultravioleta está no lado de “alta energia” do espectro eletromagnético e está associado aos efeitos nocivos da exposição ao sol. No extremo oposto do espectro, o infravermelho está no lado de “baixa energia” do espectro eletromagnético e não possui nenhuma das características nocivas do ultravioleta. O infravermelho distante, a forma mais suave de infravermelho, é frequentemente usado em incubadoras para bebês.
Os painéis infravermelhos emitem EMF (campos eletromagnéticos)?
Embora o infravermelho seja gerado eletricamente, todos os painéis infravermelhos Herschel também são testados durante a certificação e certificados como aparelhos de “Baixo Eletrosmog”, enquadrando-se na categoria mais baixa de emissão de CEM. Eles também são certificados como livres de interferência de rádio ou interferência com outros dispositivos de controle (como controles remotos) que utilizam infravermelho.
Todos os dispositivos eletrônicos emitem campos eletromagnéticos em níveis variados e, coletivamente, esse efeito é denominado “Eletrosmog”.
Portanto, todos os dispositivos também estão sujeitos a regulamentações que regem a quantidade aceitável de CEM que podem produzir, e fabricantes respeitáveis na Europa são obrigados a aderir a essas regulamentações como parte de sua declaração CE.
Os produtos Herschel operam perfeitamente dentro das diretrizes e normas de segurança atuais relacionadas a CEM.
A Herschel também está satisfeita com o fato de essas normas serem regularmente examinadas e atualizadas à luz de novas descobertas de pesquisas em tecnologias em desenvolvimento, das melhores práticas do setor e dos requisitos legais de saúde e segurança.
Os painéis infravermelhos são seguros ao toque?
Existe o risco de ferimentos ao tocar em qualquer tipo de aquecedor, e os painéis infravermelhos Herschel não são exceção. No entanto, um dos principais benefícios dos painéis Herschel, ao contrário dos aquecedores convencionais, é que eles podem ser instalados em locais mais altos, em paredes ou tetos, reduzindo a probabilidade de tocá-los acidentalmente ou de cair contra eles. Sempre recomendamos isso, especialmente em áreas onde crianças pequenas ou idosos estejam presentes.
Nossos aquecedores de painel Herschel Inspire e Select (exceto Krystal e nossos aquecedores de ambiente Herschel) têm temperaturas de superfície de 85 a 95 graus Celsius. Se você tocar em um desses painéis, perceberá que está quente no contato inicial, mas, desde que não continue a tocá-lo, é improvável que se queime.
A razão pela qual você pode tocar nos painéis Herschel sem se ferir imediatamente é porque um painel infravermelho Herschel normalmente tem uma energia térmica ou “densidade de watts” de 0,09 watts por cm² – um nível de energia que a pele pode absorver e conduzir para longe da área de contato.
Não é a temperatura que causa o dano, mas a energia térmica no objeto.
Uma chaleira, por exemplo, normalmente tem uma densidade de watts entre 15 e 30 watts por cm². A pele não consegue absorver e conduzir esse nível de energia e, consequentemente, queima a área de contato. No entanto, tanto o painel infravermelho da Herschel quanto a chaleira estão próximos de 100°C.
Aviso: Observe que o contato prolongado com qualquer aquecedor, incluindo o Herschel, pode resultar em ferimentos. Observe também que o Herschel RIO possui uma lâmpada de alta potência que opera em temperaturas muito mais altas e pode causar ferimentos imediatos se tocada. Esses aquecedores devem ser sempre montados de acordo com nossas instruções e nunca devem ser tocados quando ligados ou por 30 minutos após o uso.